sábado, 7 de novembro de 2009

O poder nas palavras

Acredito que palavras ditas ou escritas são como armas. Usamos quando necessário ou quando não pensamos antes de dispara-las; também podemos prepara-las com afinco e até planejar a hora de seu encontro com o ar.

O prazer de receber cartas de quem se gosta é algo imensurável, traz o afeto guardado no coração para as linhas do sorriso, aproxima almas e lembranças num triz.

A dor de ouvir ou ler a raiva em forma de palavras de alguém que se gosta é imensurável, traz a decepção recém nascida para a beira dos olhos, expõe as lágrimas e a tristeza se instala num triz.

Acho que, por todas as transformações e mudanças que podemos causar com palavras, é de extrema importancia dar valor e cultivar o ato de pensar antes de falar e escrever. Falo porque acho o correto, visto que me encontro na linha tênue entre saber o certo e mesmo assim fazer o errado.

Respeitar a imagem de alguém parece ser fácil, mas definitivamente não é. Em qualquer espaço é possível arruinar sentimentos, vide Orkut. Qualquer palavra seja no perfil, seja nas perguntas do perfil, seja num depoimento, podem atingir profundamente as pessoas. Por essas e outras muitas vezes acho que o silêncio (a abstenção, no caso do Orkut) é uma boa opção.

Escrevo sobre isso porque me peguei pensando hoje de manhã sobre todas as coisas ruins que já li e escrevi de pessoas. Coisas ruins se referem a palavras que possam me incomodar, ou palavras que saíram de mim em direção ao teclado num jato sem nenhum tipo de reflexão, por meus olhos justamente estarem fechados para o respeito.

De tantos tombos por falar atravessadamente no passado hoje eu percebo como melhorei, como tomo cuidado com cada letra - ainda longe da perfeição que se entende por não agir por impulsos, mas estou no caminho certo. Não esqueci minhas cordas vocais nem desaprendi a escrever, só quero aprender a usa-los da melhor maneira possível, sem tocar a imagem de ninguém. Grito um monte, mas sei o que estou gritando.

2 comentários:

kavu disse...

Nosssaaaaa!"
Muito bom esse post concordo com ele em quase toda sua síntese...
beijo ate o próximo post

kavu disse...

"Uma bela surra pode doer memos que certas palavras"

viu só.